quinta-feira, 1 de março de 2012

MESSI E CRISTIANO RONALDO


Há alguns anos, semana a semana, uma disputa espetacular nos palcos europeus vem enchendo os olhos dos amantes do futebol. Trata-se do embate entre o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo, que exibem seu talento em jogos memóraveis e atuações acima da critica.
Messi, “quase espanhol”, tem 24 anos, nasceu em Rosário na Argentina, foi para o Barcelona ainda adolescente e já conquistou o título de melhor jogador do mundo três vezes (2009, 2010, 2011). Nascido em Funchal, o português Cristiano Ronaldo começou a carreira no Sporting, atuou seis temporadas pelo Manchester United, onde venceu o prêmio de melhor jogador do mundo em 2008, e na temporada 2009/2010 transferiu-se para o Real Madrid na mais cara transação entre clubes por um jogador de futebol.
O rendimento dentro de campo é absurdo, são privilegiados fisicamente, dificílmente desfalcam seus times. Na temporada passada Cristiano Ronaldo e Messi marcaram 53 gols cada, na atual temporada Messi já balançou as redes 43 vezes, e o português 37.
Ronaldo é um jogador completo, é forte e alto, chuta e cabeceia muito bem, tem habilidade, dentre outras características que o transformam num dos atacantes mais letais da história do esporte bretão. Suas arrancadas pela extremidade do campo devem-se ao seu ótimo vigor físico aliado à sua habilidade, o português consegue variar de direção com muita facilidade o que torna a tarefa dos defensores bastante ingrata. A trajetória parabólica que imprime a seus chutes de longa distância, que atingem quase a velocidade de um guepardo - animal terrestre mais rápido do mundo -, fazem com que os goleiros adversários não tenham nem tempo de reação. Tais características fazem de Cristiano Ronaldo um dos atacantes com maior repertório do futebol mundial.    
O argentino, por sua vez, tem como principal característica a condução de bola. Ele imprime grande velocidade em seu deslocamento com a pelota bem próxima a seu pé esquerdo, sem cair ao mínimo toque adversário e sem perder o controle da bola. Apesar da grande facilidade em driblar seus oponentes, Messi é adepto do jogo coletivo, com passes rápidos de primeira e tabelinhas hipnotizantes sempre buscando a meta adversária. É preciso de replay para que os zagueiros consigam ver o gol. O atacante demonstra frieza e categoria ao marcar gols, a precisão de seus arremates é cirurgica, como se colocasse a bola com a mão... Faz parecer fácil a incrível arte de balançar as redes. Não é à toa que Messi é considerado o melhor jogador do mundo na atualidade, suas atuações em grandes jogos falam por si só.
Cristiano Ronaldo faz espetáculo, é um malabarista da bola, seus dribles são quase passos de uma dança inventada por ele mesmo. Messi faz tudo naturalmente, faz a coisa parecer simples, não precisa de holofotes, só precisa de uma bola e um campo para apresentar sua arte.
Não preciso escolher quem é melhor, os dois são representantes do futebol bonito, saem da mesmice, causam expectativa, improvisam, ambos tem vaga no meu time.